LGPD – O que muda nos laboratórios?
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), prevê que as empresas terão que garantir a segurança das informações fornecidas por pacientes e clientes. O principal objetivo dessa Lei, que entrou em vigor em agosto de 2020, é promover a proteção da privacidade.
Antes dela não havia nenhuma limitação na quantidade de dados coletados nem uma definição de quais tipos de dados poderiam ser disponibilizados. Na falta de uma fiscalização, muitas empresas vendiam dados de clientes, sem autorização.
Para assegurar o direito dos clientes previsto em lei, é importante se atentar para alguns critérios, sendo eles: a confidencialidade, ou seja, somente quem é autorizado terá acesso aos dados e a disponibilidade, que garante que a informação estará disponível quando for necessária.
A área da saúde, de forma geral, lida com dados de extrema confidencialidade, por isso deve ter um cuidado ainda maior com as informações transmitidas.
Como seu laboratório pode se adequar?
A adequação à Lei exige algumas mudanças nas rotinas de trabalho dos laboratórios. É essencial que toda a equipe tenha conhecimento sobre a nova Lei para que a cultura de proteção de dados seja incluída diariamente no trabalho, veja algumas formas de rever seus processos e remodelar sua forma entregar os serviços.
- Organize sua base ou seu sistema, faça um levantamento de pacientes, fornecedores, colaboradores, categorize essas informações.
- Revise as regras de privacidade do seu laboratório, precisa ficar bem claro para todos os envolvidos; quem pode acessar, coletar e transferir os dados.
- Invista em sistemas de segurança como criptografia e softwares de monitoramento.
- Revise termos de consentimento, informe aos seus pacientes quais dados são coletados, para que e quando serão utilizados.
O uso indevido de informações resulta em multa que podem chegar em até 2% do faturamento líquido da empresa. Invista na gestão e no armazenamento seguros, quando você age de acordo com a Lei seus pacientes se sentem mais tranquilos, e essa é uma das melhores maneiras de fidelização.