Intoxicação Alimentar - cuidados e prevenção
Muito comum no Verão, a intoxicação alimentar é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, que pode trazer grandes prejuízos à saúde, principalmente de idosos e crianças. #soluçãocentraldiagnóstica #itajai #medicinadiagnóstica #alimentação
Muito comum no Verão, a intoxicação alimentar é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, que pode trazer grandes prejuízos à saúde, principalmente de idosos e crianças.
Causadas por vírus ou bactérias, más práticas que levam a intoxicação podem estar presentes em todas as etapas de preparação do alimento, desde a utilização de utensílios sujos, até a presença de moscas ou outros insetos. A falha na conservação e armazenamento também pode contaminar o alimento, levando a intoxicação. Por isso, não é recomendado o consumo de alimentos vendidos na rua, sem procedência e embalagem correta. As bactérias mais comuns que levam a intoxicação são:
Entre os sintomas da doença, estão presentes:
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Febre;
- Dor abdominal;
- Cólica;
- Mal-estar.
Em alguns casos, a intoxicação pode provocar perda de peso, queda de pressão e acelerar quadros de desidratação, já que o doente perde uma grande quantidade de líquidos. Veja abaixo alguns cuidados necessários para se livrar da doença:
- Lave bem os utensílios de cozinha, principalmente quando lidar com alimentos crus;
- Tome muita água;
- A higiene correta das mãos, também é um fator de contaminação.
- Evite consumir proteínas cruas e mal-passadas, principalmente miúdos de frango e ovo;
- Consuma apenas leite fervido e pasteurizado;
- Não consuma alimentos que estejam com aroma ou sabores diferentes;
- Lave muito bem as frutas e verduras;
- Não compre alimentos que você não conhece a procedência;
- Lave as mãos com frequência.
Gostou do conteúdo? Em nosso blog você encontra mais dicas sobre saúde e bem-estar